Praia Grande em Paraty: gastronomia de frente pro mar

A Praia Grande em Paraty é um lugar maravilhoso para comer bem e admirar a beleza do mar. Sim, só admirar, porque não recomendamos se refrescar nessa praia. Infelizmente, a água fica contaminada com os óleos dos barcos.

Praia Grande em é um vilarejo de pescadores em Paraty rodeado por pousadas e restaurantes
Praia Grande é uma vila de pescadores em Paraty rodeada por pousadas e restaurantes

Mas não precisa ficar triste, porque no final da praia tem uma pequena trilha que vai te deixar num outro paraíso paratiense: a Prainha. Lá, você vai poder entrar na água e curtir o dia inteiro essa maravilha de Paraty. O mar é bem tranquilo, ótimo para a prática de stand up paddle. A Prainha é muito frequentada por famílias e é um bom lugar para crianças. Pode preparar a barraca, cadeiras e o cooler, porque você não vai querer ir embora nem tão cedo.

Turistas que ficam em pousada na Praia Grande podem aproveitar e conhecer ilhas próximas à vila
Turistas que ficam em pousada na Praia Grande podem aproveitar e conhecer ilhas próximas à vila

A Praia Grande fica num vilarejo de pescadores e é cercada pelo verde da Mata Atlântica. Não há quase ondas, porque ao redor tem muitas ilhas, entre elas a do Araújo, onde acontece, todos os anos, o famoso festival de camarão.

Onde ficar

Apesar de ficar um pouco distante do centro de Paraty, não é uma má ideia se hospedar na Praia Grande. O vilarejo, como já disse, é encantador. Acordar e dar uma caminhada na praia ou ver o pôr do sol por lá é bom demais! E, olha, o que não faltam são opções de pousada, hotel e até mesmo resort nesse cantinho maravilhoso de Paraty.

E, aí, quer saber onde se hospedar na Praia Grande? Veja só as nossas dicas de pousadas com vistas maravilhosas para o mar:

Pousada Casa Mar Paraty

Pousada Recanto de Paraty

Pousada Casa Luz

Pousada Sol do Cais

Pousada Casa Amarela

Pousada dos Navegantes

Pousada Sol do Cais

Pousada Refúgio das Aves

Onde comer

Tá aí um lugar que eu e Felipe adoramos ir, apesar de ficar uns 40 min da nossa casa, sempre que sentimos vontade de comer bolinho de aipim é na Praia Grande que pensamos. É no bar do Ruy que ganhamos uns quilinhos a mais. O bar fica em frente à praia e oferece bolinhos de aipim com carne ou camarão, pastel frito e, claro, peixe. Huuuum…

E, ó, tem outro lugar na Praia Grande que também adoramos ir: o restaurante São Francisco. Mas lá vamos com menos frequência, porque os pratos são bem mais caros. Mas se quiser almoçar bem, pode ir pra lá, porque não haverá arrependimentos. O restaurante tem um excelente atendimento e deliciosa comida. Ah! E a vista é linda, o restaurante fica bem de frente para o mar, com mesas e cadeiras na areia da praia. Tem coisa melhor? E se quiser mais detalhes do São Francisco, leia aqui o nosso post específico sobre esse restaurante.

Como chegar

A Praia Grande fica na altura do Km 561 da rodovia BR 101. Para acessar a vila de pescadores é preciso descer um pequeno morro. Há estacionamentos próximos à praia, mas pode preparar o bolso, porque há sempre homens cobrando.

Durante o ano novo, carnaval e férias, o local é tão visitado que a única rua do vilarejo fica lotada de carros. A distância de Paraty até a Praia Grande é de cerca de 15 minutos de carro.

Para quem vai de ônibus do centro de Paraty, é preciso pegar uma condução da Colitur com destino a Angra dos Reis ou ao Parque Mambucaba. É preciso descer no ponto na BR 101, porque o ônibus não vai até a praia.

Um Comentário

  1. Comi uma lula grelhada sensacionaaaaaal por lá

Deixe uma resposta