Tarituba: cenário da novela Mulheres de Areia

Pense numa vila de pescadores encantadora… Tarituba é assim. O vilarejo tem 900 habitantes, uma igrejinha, uma escola e alguns restaurantes e pousadas. Ah! A Vila ficou conhecida nacionalmente na década de 90 após algumas gravações no local da novela “Mulheres de Areia“, da Rede Globo.

Barcos de pescadores são peças fixas na praia de Tarituba
Barcos de pescadores são peças fixas na praia de Tarituba

Bom, sobre a praia em si, já adiantamos que o mar é calmíssimo, não há ondas, e a cor da água costuma estar verdinha. A areia da praia é aquela mais grossinha, sabe? Que você pisa e dá a sensação de que seus pés estão sendo esfoliados.

A praia com os barcos dos pescadores, o cais no meio e o verde da mata ao redor formam uma composição de tirar o fôlego.

O mar não é um dos melhores para se refrescar ou mergulhar, porque, infelizmente, os barcos acabam soltando óleo na água. A poluição, sem dúvida, é o ponto negativo da praia. Mas há quem não se importe com isso e entra na água.

Ilhota de Tarituba

Você pode ter a sorte, como nós já tivemos, de algum pescador te emprestar um caiaque ou canoa para você explorar um pouco esse marzão ou ainda ir até uma ilhota, que fica a algumas remadas do porto de Tarituba.

Tarituba é bom também para quem gosta de praticar stand up paddle. Dá para esquecer a vida e passar horas curtindo o esporte.

E para quem quiser apenas curtir um sol numa praia sossegada, lá é um ótimo lugar. É só sentar na areia e admirar o paraíso ao redor.

Boa variedade de restaurantes

Lugar para encher a barriga é o que não vai faltar na praia de Tarituba, há restaurantes na praia e na rua principal da vila. Os amantes por frutos do mar vão adorar as opções de pratos. Ó, nossa dica é um tal de peixe maluco. Confessamos que nunca comemos, pois não gostamos de camarão, mas, se você gosta dessa “baratinha do mar” e peixe, não deixe de experimentar esse prato.

Pousadas para quem busca tranquilidade

O que não faltam também na vila são pousadas. O bom de ficar hospedado lá é que dar para vivenciar mais o dia a dia desse lugar encantador, além disso, você poderá conhecer mais a cultura dos moradores. Uma grande riqueza cultural de quem vive em Tarituba é a ciranda. Na Vila, há um grupo de cirandeiros que resgatam e preservam a história local através da música e da dança.

Para quem quer um lugar sossegado, a praia de Tarituba em Paraty é uma boa opção
Para quem quer um lugar sossegado, a praia de Tarituba em Paraty é uma boa opção

Como chegar

A vila e praia de Tarituba está localizada a 35 km do centro de Paraty. Para quem vai de carro, no trevo da cidade, é necessário pegar a BR 101 em direção a Angra dos Reis. A viagem é de cerca de 40 minutos.

A empresa Colitur é que faz o trajeto da rodoviária de Paraty até a Vila. O ônibus não entra no bairro, o passageiro precisa descer no ponto que tem na estrada e caminhar até a praia, coisa de 5 minutos, é muito pertinho. Os ônibus que passam lá são os que vão para Angra dos Reis e Parque Mambucaba. Também há vans que saem do centro de Paraty em direção à praia.

2 Comentários

  1. Maneira essa praia

  2. Boas dicas

Deixe uma resposta