São Gonçalinho: a praia mais perfeita do Brasil

São Gonçalinho é uma das praias em Paraty que nós mais adoramos. O mar é muito calmo, sem nenhuma onda. A praia é ideal para crianças. Além disso, a cor da água é verdinha, e, ao redor, há ainda a beleza da Mata Atlântica.

Nossa queridinha de Paraty, São Gonçalinho é, sem dúvida, uma das melhores praias da cidade
Nossa queridinha de Paraty, São Gonçalinho é, sem dúvida, uma das melhores praias da cidade

São Gonçalinho é um paraíso

Nós gostamos muito de ir lá fora da alta temporada, já curtimos muitos momentos em que a praia era praticamente só nossa. Mas, durante o verão, é comum São Gonçalinho ficar cheia. Mas em qualquer época, vale a pena conhecer essa praia em Paraty. Ela é, sem dúvida, uma das mais bonitas da cidade.

O que fazer

No final da praia (do lado esquerdo para quem está virado de frente para o mar), há uma pequena trilha, que leva até uma pedra. De lá, algumas pessoas aproveitam para pular no mar ou para pescar.

E, aí, partiu praia de São Gonçalinho??
E, aí, partiu praia de São Gonçalinho??

A praia de São Gonçalinho também é ideal para os apaixonados por stand up paddle. A tranquiladade do mar permite ficar horas e horas praticando o esporte.

O mar é calminho assim sempre em São Goncalinho
O mar é calminho assim sempre em São Goncalinho

E, claro, para quem gosta de mergulhar, a praia é um aquário natural espetacular.

Já as crianças adoram o rio, que deságua na praia. Com água bem gelada, não há quem não goste de molhar pelo menos os pés lá num dia ensolarado.

Onde comer

Há um bar na praia, e, no verão, também tem vendedores ambulantes, oferecendo churros, picolé e outras gordices. Mas sempre é bom levar também um lanchinho de casa. Só não se esqueça de levar embora contigo o seu lixo.

Já para quem quiser almoçar, há alguns restaurantes em Tarituba, um bairro próximo à São Gonçalinho, que oferecem bons frutos do mar.

Onde ficar

Para quem quiser ficar pertinho dessa preciosidade em Paraty, há pousadas em Tarituba, que fica a 2,5 km de São Gonçalinho. Outra opção de hospedagem é no Parque Mambucaba, um bairro que fica na divisa entre Paraty e Angra dos Reis. Lá, há mais opções de pousadas e hotel.

Como chegar

São Gonçalinho está localizada a 32 km (cerca de 30 minutos) do centro de Paraty. Para quem vai de carro, no trevo de Paraty, é necessário pegar a BR 101 em direção a Angra dos Reis.

Da BR 101, não é possível ver a praia. Tem que pegar uma pequena estrada de terra e pedras até chegar a São Gonçalinho. Nossa recomendação é evitar deixar o carro próximo à estrada, há casos de roubo e furto no local. O nosso mesmo já foi furtado lá. Por isso, se possível, deixe o veículo mais perto da praia (o que é quase impossível durante a alta temporada, a não ser que você chegue bem cedo!). Nessa época, é comum ter gente cobrando estacionamento. Isso é super chato, mas, infelizmente, acontece.

Já para quem optar ir de ônibus, a empresa Colitur é que faz o trajeto da rodoviária de Paraty até a praia. Os ônibus que passam lá são os que vão para Angra dos Reis e Parque Mambucaba.

Outra coisa importante, para que não haja confusão, existe a praia de São Gonçalinho e outra ao lado que se chama São Gonçalo.

Bom, agora, é só ir e curtir bastante esse cantinho maravilhoso em Paraty. Não deixe de contar pra gente (aqui nos comentários) como foi o seu passeio!

Se quiser saber mais sobre a praia pode olhar essas dicas e avaliações no Trip Advisor.

Deixe uma resposta