Praia de Mambucaba

Foi na praia de Mambucaba em Paraty que passamos grande parte da nossa infância e adolescência. Depois de alguns anos fora de Paraty e Angra dos Reis estudando, é ao lado desse paraíso que agora moramos. E, aqui, não há competição de espaço na areia e nem a certeza que se for dar um mergulho e deixar suas coisas sem ninguém cuidando, quando voltar, algo já vai ter sido roubado.

Para quem goste de surfar, a praia de Mambucaba de Paraty é uma boa opção (Foto: Rafael Marcatto)
Para quem goste de surfar, a praia de Mambucaba de Paraty é uma boa opção (Foto: Rafael Marcatto)

É… viver em cidade pequena tem lá seu lado bom, e ter essa praia pertinho da gente, sem dúvida, é um privilégio.

Apesar de ficar um pouco distante do centro histórico de Paraty, essa é uma praia que vale muito a pena conhecer. Mambucaba é muito bonita e preservada. Há vários coqueiros e árvores de uma ponta a outra da orla. A praia fica dentro da Vila Residencial de Mambucaba, que pertence à Eletronuclear, empresa que opera as usinas nucleares de Angra.

Mambucaba não é uma praia lotada de gente, mesmo no verão há espaços para você ficar longe de outras pessoas. Em frente ao quiosque, é onde os praeiros ficam mais concentrados. Ela é muito frequentada por famílias e jovens da região.

É só preparar os pés e bora caminhar (Foto: Rafael Marcatto)
É só preparar os pés e bora caminhar (Foto: Rafael Marcatto)

Por ser uma praia com o mar um pouco agitado, costuma ter na areia sinalizações indicando os lugares perigosos com valas. Por isso, é bom estar atento! A praia é monitorada por salva-vidas. Eles ficam próximos ao quiosque. E, perto dele, também há um chuveirão pra quem gosta de tirar o sal do corpo.

Um alerta é que, se você for na alta temporada, há limite no número de carros que podem acessar à vila.

O que fazer

A praia de Mambucaba é indicada pra quem gosta de onda. Normalmente, há surfistas, mas, nem sempre, o mar está para o surf. Nós já aproveitamos muito essa praia sem nenhuma onda. E quando o mar está assim, pode se preparar para praticar bastante stand up paddle, ou ainda aproveitar e dar algumas voltas de caiaque. 

Praia fica dentro da Vila Residencial de Mambucaba (Foto: Rafael Marcatto)

Para quem gosta de caminhar, pode preparar os pés, porque a praia é bem extensa. Além de poder caminhar na areia, também há a opção de andar no calçadão, que vai de uma ponta a outra da orla. 

Ah! E se quiser que o seu amigo de quatro patinhas te acompanhe, é bom saber que não são permitidos cachorros na praia, apenas na calçada. Nós adoramos passear lá com o Bro, nosso filhinho. É bom que sempre tem a possibilidade de ele fazer alguma amizade, pois os moradores têm o hábito de passear com seus cachorros no calçadão.

Onde comer

Há apenas um único quiosque na praia de Mambucaba, com venda de salgadinhos, biscoitos, bebidas e, claro, picolé. Mas, se precisar, tem comércios dentro da vila, como padaria, restaurantes, farmácia e banco (Santander).  Não é comum ter vendedores ambulantes. Se preferir, pode levar o seu lanchinho, mas nada de fazer churrasco ou qualquer coisa parecida. 

Pra ajudar, a gente separou alguns lugares que gostamos de comer próximos à Vila Residencial de Mambucaba:

  • Manuê Sucos – a gente adora comer dobrado (uma especialidade da casa, deliciosa!), tomar um suco natural ou ainda se deliciar com um açaí ou brownie com sorvete (divino!!!). O Manuê fica na entrada do Parque Mambucaba, na Av. Francisco Magalhães de Castro.
  • Tempero Árabe – é um restaurante especializado em comida árabe e fica bem pertinho da praia, fica próximo ao Banco Santander ( Rua Minas Gerais 17 ).
  • Delícias do Norte – este é um lugar que a gente adora ir para comer costela no bafo com aipim e manteiga de garrafa. É muito, muito bom! O restaurante fica no Parque Mambucaba, na Av. Francisco Magalhães de Castro 674.

Onde ficar

pousadas e hotéis no bairro Parque Mambucaba, que fica ao lado da Vila. Quem se hospedar por lá, dá para ir caminhando para a praia (o trajeto a pé é de cerca de 20-30 minutos). Separamos também algumas indicações de lugares para se hospedar, que ficam na divisa entre Paraty e Angra dos Reis:

Como chegar

A praia de Mambucaba fica na divisa entre Paraty e Angra dos Reis. A distância do centro de Paraty até a praia é de 46km, cerca de 50 minutos de carro.

Para quem vai de carro, no trevo de Paraty, é necessário pegar a BR 101 em direção a Angra dos Reis. Já para quem optar ir de ônibus, a empresa Colitur é que faz o trajeto da rodoviária de Paraty até a praia. Os ônibus que passam lá são os que vão para Angra dos Reis e Parque Mambucaba.

Além dos ônibus, também há vans que fazem o trajeto até a praia. 

Deixe uma resposta