Festival da Pinga: um dos maiores eventos em Paraty

Sem dúvida, para quem gosta de cachaça, o festival da pinga é um dos melhores eventos em Paraty. Pode ter certeza que você terá uma variedade de cachaças para experimentar. Tem pinga de chocolate, com mel, com abacaxi… Vixi! Há mistura de sabores que você nem imagina. E se você não gosta de cachaça (assim como eu) também pode vir para o festival.

Festival da Pinga é realizado todos os anos em Paraty
Festival da Pinga é realizado todos os anos em Paraty

A festa é animada, há sempre shows, e a cidade fica lotada. O festival acontece próximo ao Centro Histórico de Paraty. Todos os anos, é instalada uma grande tenda no local do evento, e, dentro dela, são montadas várias barracas para a venda das pingas.

Festival da Pinga acontece há 34 anos

A minha dica é não deixar para chegar muito tarde, porque, nos últimos anos, os shows só têm durado até a meia noite. Depois disso, não há mais música. Muitos moradores reclamam disso, principalmente, porque os ônibus da Colitur, única empresa de transporte público que opera na cidade, só começam a circular às 5h da manhã. Ou seja, as pessoas têm que ficar esperando a madrugada inteira para poder voltar para casa, e o pior: sem nenhuma atração. Mas há movimentação pelas ruas do Centro Histórico durante a madrugada, restaurantes e bares ficam abertos, e dá para a galera aproveitar mais a noitada.

Outra recomendação é fazer a reserva em hotéis e pousadas em Paraty com antecedência. Se quiser pagar um pouco menos, vale a pena juntar uma galera e alugar uma casa na cidade. Acesse “Onde ficar” e já faça a sua pesquisa de hospedagem.

O Festival da Pinga, como é mais conhecido, acontece desde 1982, tornando-se um dos eventos mais tradicionais de Paraty. A festa tem como objetivo valorizar a cultura da cachaça paratiense, que ficou conhecida mundialmente.

E você já veio para o festival da pinga em Paraty ou pretende vir no próximo? Não se esqueça de decidir previamente quem vai ser o motorista da rodada, porque ele só vai poder ficar bebendo água, suco ou refrigerante. Afinal, ninguém quer que a festa acabe em tragédia, não é mesmo? Bom festival, e quem sabe não nos encontremos por lá! 😉

Deixe uma resposta