Flip – Feira Literária Internacional de Paraty

A Flip é um dos maiores eventos de Paraty. O evento atrai apaixonados por literatura de todo o mundo. Durante a feira, que acontece no decorrer de cinco dias, a cidade fica lotada de visitantes. E não é só gente de fora que vem curtir a Flip, paratienses e moradores de cidades vizinhas também.

Flip homenageia escritor brasileiro em cada edição
Flip homenageia escritor brasileiro em cada edição

Apesar do preço dos convites para algumas apresentações da feira não serem acessíveis a todos, há exibições de palestras em telões instalados em áreas externas, onde qualquer pessoa pode assistir. Além disso, também há apresentações interessantíssimas ao ar livre.

E aí não tem jeito a literatura encanta crianças, jovens, adultos da forma mais natural possível.

Como é bom andar pelas ruas do Centro Histórico e ouvir poemas, ver teatros, ter uma sensação única e a certeza de querer voltar no próximo ano para vivenciar tudo isso novamente. Ahhhh… Tem gente que bate carteirinha em todas as edições (eu, eu, eu!)

É claro que muitos turistas aproveitam para conhecer as belezas naturais de Paraty durante a Flip. A feira normalmente acontece entre julho e agosto, longe das altas temperaturas do verão, mas mesmo assim dá para aproveitar as ilhas e praias paratienses.

Flip: pousadas em Paraty

Nossa dica para quem vem para Paraty durante a Flip é se programar, reservar com antecedência hotéis e pousadas, também, se preferir, alguns passeios. Ah! O bolso também tem que estar preparado, porque o preço das hospedagens costumam ser mais caro durante esse período. Ó, mas pode ter certeza que vale a pena o investimento!

A Flip é boa para todo mundo: para quem vem apreciar, para os comerciantes locais e para os investidores da feira. Há grandes empresas que patrocinam o evento, e, é claro, que o retorno de imagem é positivo.

Escritores homenageados na Flip

A primeira edição da feira foi em 2003, e de lá pra cá muitos autores que marcaram a literatura brasileira já foram homenageados, veja só:

  1. Mário de Andrade (2015)
  2. Millôr Fernandes (2014)
  3. Graciliano Ramos (2013)
  4. Carlos Drumond de Andrade (2012)
  5. Oswald de Andrade (2011)
  6. Gilberto Freyre (2010)
  7. Manuel Bandeira (2009)
  8. Machado de Assis (2008)
  9. Nelson Rodrigues (2007)
  10. Jorge Amado (2006)
  11. Clarice Lispector (2005)
  12. Guimarães Rosa (2004)
  13. Vinicius de Moraes (2003)

Quer saber mais da Flip? Clique aqui.

Deixe uma resposta