Camping em Paraty: uma boa opção de hospedagem

Opções de camping em Paraty não faltam para quem adora acampar. Tem muita gente que troca o “conforto” de uma pousada por uma barraca facilmente. E a paixão por acampamento não é só por ser mais econômico, não é mesmo? Só quem é apaixonado por camping sabe do que estamos falando…

Paraty recebe durante todo o ano diversos turistas, e muitos deles escolhem se hospedar em camping. Há ótimos lugares para ficar, com cobertura para barraca, banheiros limpos, cozinha com tudo necessário para fazer comida e serviços de manutenção 24h… Já imaginou uma vareta da barraca quebrar bem na hora que você está montando o acampamento? Por isso, é bom ficar num lugar com infraestrutura para te socorrer caso ocorra qualquer imprevisto.

Há camping em Paraty mais afastado do centro da cidade, bem próximo à Mata Atlântica e em lugares sossegados. Mas é claro que também há campings que ficam bem no coração de Paraty, pertinho do Centro Histórico.

Camping em Paraty prioriza conforto

É comum em camping em Paraty poder deixar o carro ao lado da barraca. Siiiim! Você deixa as malas e outras coisinhas dentro do automóvel, enquanto isso, a barraca fica bem mais confortável. É… Quem disse que não tem conforto num acampamento? Normalmente, as barracas já não são muito grandes, e, se ainda tivermos que deixar tudo dentro dela, não é muito bom, né? Também há lugares que aceitam motorhome e trailer.

Se mesmo com toda essa mordomia, você ficar cansado de dormir na barraca, há camping em Paraty que fica em quintal de pousada. Então, dependendo, dá para fazer aquela troca para dormir numa cama.

Ah! Outra coisa boa também é que tem camping que aluga ventilador. Isso quebra um “galhão”, hein! Uma vez, um amigo foi acampar em Paraty e não aguentou o calorão e alugo durante todas as noites um ventilador.  E se você quiser deixar ainda mais confortável o acampamento, pode levar um colchão inflável, mas não se esqueça de levar a bomba! Eu também sempre levo um lençol e travesseiro. Preciso de um pouco de conforto da minha casinha.

Sempre olhe bem o terreno onde você montará a sua barra, um lugar mal escolhido pode acabar com o seu acampamento. Se possível, escolha uma área próxima de árvores, tem uma sombra em cima da barraca alivia muito o calor. Evite ao máximo acampar perto de buracos, caso chova, aquele buraquinho pode virar uma poça de água desagradável.

Não sei você, mas eu já passei um “sufoquinho” durante um acampamento. Apesar de morar em Paraty, teve uma vez que eu, minhas irmãs e algumas primas decidimos passar o Carnaval em Trindade. Imagina, então, em pleno verão e você ter que dormir dentro de uma barraca bem quente… Dá para imaginar o conforto, né? #sqn E não foi só isso, ainda fomos incomodadas com o volume alto de som de alguns carros no camping. Ah! E claro sempre há aquele banheiro bem sujo e compartilhado por todos. Tá aí o lado ruim de camping… rsrs

Cachorros também são hóspedes em camping

E claro que se o seu amigo de quatro patinhas quiser vir, há campings na cidade que aceitam hospedar cachorro e qualquer outro animal de estimação. Tem coisa melhor do que levarmos o nosso companheiro para as nossas aventuras? Eu e Felipe nunca acampamos com o nosso filhinho, o Bro, mas tá aí uma boa ideia. Nunca tinha pensado nisso até escrever este post.

Camping em Paraty: opção de hospedagem até para o seu cãozinho
Camping em Paraty: opção de hospedagem até para o seu cãozinho

Gente, tem mais uma coisinha que camping em Paraty costuma oferecer: Wi-Fi!!! Ah! Eu sei que muitas pessoas preferem esquecer a internet quando estão passeando, mas, cá entre nós, eu não consigo. Imagina estar numa cidade tão linda como Paraty e não poder postar uma foto no instagram e no facebook. Já deu para sentir que sou viciada, né? hahaha

E, ó, vai ter lugar para carregar o celular sim! Não vai ter essa aí de que acabou a bateria e não dá mais para tirar foto. Tem campings na cidade com pontos de energia bem próximos à barraca. Opa! Tem coisa melhor?

Cuidados com a saúde

É isso mesmo precisamos ter muito, muito cuidado quando estamos acampando. Não podemos esquecer de tomar os remédios do dia a dia e de passar repelente. Ainda mais em Paraty, onde há muitos mosquitos. Se você ficar acampado próximo à mata, então, é necessário ter o cuidado redobrado.

É bom sempre deixar a barraca fechada, para evitar a entrada de qualquer animal. Antes de calçar o sapato, verifique se não tem nenhum bichinho lá dentro. E, na hora de dormir, deixe pelo menos a tela de mosqueteiro fechada. Ninguém merece ter o sono atrapalho por aquele barulhinho desagradável de pernilongo zunindo no nosso ouvido, não é mesmo?

Nunca é demais também ter na barraca um kit de primeiros socorros. Esparadrapo, band-aid, compressa de gaze, água oxigenada, antidiarreico, termômetro, luvas descartáveis, antitérmico, tesoura e soro fisiológico são itens que não devem faltar.

Opções de camping em Paraty

Depois de conhecer um pouco o “perfil” de camping em Paraty, é bom saber direitinho quais são os lugares que oferecem aos hóspedes todas essas coisas mencionadas no post, não é mesmo? Nós separamos alguns links para te ajudar na pesquisa. É claro que não há um único camping que oferece tudo isso, mas dá para você decidir o que é mais importante e escolher uma hospedagem que atenda às suas necessidades.

Ah! Outra dica importante é fazer a reserva com bastante antecedência caso você venha a Paraty em época de festa. Bom, é verdade que a cidade recebe turistas durante todo o ano, mas há períodos em que Paraty fica lotada de visitantes – como na Flip, Festival da Pinga e Ano Novo -, e aí os lugares para se hospedar também ficam bem cheios. E se você ainda não sabe quando virá para a cidade, mas quer estar aqui durante alguma festa: Fique por dentro do calendário cultural de Paraty 2016.

Agora, veja  a nossa listinha de camping em Paraty:

Checklist: o que tem que levar para o camping

Tá aí uma listinha de coisas que não devem ser esquecidas na hora de arrumar o mochilão para o acampamento. É claro que algumas coisas podem não ser necessárias dependendo do camping que você for ficar em Paraty. Mas vale a pena o lembrete!

  1. Barraca de dormir
  2. Lanterna
  3. Isolante térmico
  4. Saco de dormir/Colchão inflável
  5. Repelente
  6. Saco estanque
  7. Lençol
  8. Toalha
  9. Protetor solar
  10. Roupa de banho
  11. Remédios
  12. Plástico para colocar embaixo da barraca
  13. Fogareiro
  14. Utensílios domésticos para cozinhar
  15. Mesas e cadeiras dobráveis
  16. Papel Higiênico
  17. Escova de dente
  18. Sabonete
  19. Sacos de lixo

Por último, só para sermos bem precavidos: dê uma geral na sua barraca antes de sair de casa. Nada de preguiça! Monte ela como se você já estivesse no camping, veja se todas as peças estão nela, se não há nenhum buraco, enfim, se ela está inteirinha para que você possa ter ótimas noites de sono durante o acampamento. Depois de todas essas dicas sobre camping em Paraty, resta apenas te desejar um ótimo passeio! Não se esqueça de deixar o lugar do jeito que você o encontrou ou até melhor. Limpe e leve com você todo o lixo utilizado. E claro conta aqui depois pra gente como foi a sua aventura.

 

Deixe uma resposta